Tudo sobre a carreira em exatas: guia para escolher o melhor caminho para você

A carreira em exatas apresenta uma maior objetividade e uma frequente relação com números, dados e estatísticas, que atende a um perfil estudantil e profissional que se identifique com essas questões.

A seguir, vamos explicar mais sobre a área de exatas, suas principais características e os cursos mais conhecidos envolvidos. Confira tudo sobre a carreira em exatas!

Características da carreira em exatas

A carreira em exatas normalmente envolve trabalhos em ambientes mais formais. Escritórios de engenharia e instituições financeiras são algumas das possibilidades de atuação desse campo do conhecimento.

O constante envolvimento com cálculos, fórmulas e aferição de dados exigem do profissional muito foco e disciplina para desenvolver o seu trabalho.

LEIA TAMBÉM: Tudo sobre a carreira em humanas: o guia para escolher o melhor caminho para você

Perfil do estudante de exatas

As pessoas que optam pelo curso de exatas costumam ter uma personalidade mais objetiva e voltada aos aspectos práticos da vida. Geralmente gostam de números e não se importam em lidar com cálculos e fórmulas.

O estudante de exatas não precisa estar em uma posição constantemente reflexiva e crítica para desenvolver bem o seu trabalho. O mais importante é que esteja atento aos resultados que obtém.

Principais cursos para seguir carreira em exatas

Confira alguns dos principais cursos da carreira em exatas, que oferecem diversas possibilidades e, em alguns casos, mesclam conhecimentos de outras áreas.

Análise e Desenvolvimento de Sistemas

A tecnologia é cada dia mais onipresente em nossas vidas, certo? E por isso a faculdade de Análise e Desenvolvimento de Sistemas está sendo cada vez mais procurada.

Esse curso oferece um campo de atuação bastante vasto, que vai desde a inspeção do funcionamento de uma rede de computadores até o desenvolvimento completo dela.

Além disso, prepara o estudante para atuar em ambientes que necessitam de habilidades técnicas elevadas em computação. Sendo um mercado emergente e bastante promissor.

Engenharia de Produção

A Engenharia de Produção hoje já é considerada por muitos como um curso que integra exatas e humanas, pois cada vez mais contempla um entendimento amplo sobre os processos de produção de uma empresa a fim de otimizá-los.

É uma faculdade que se correlaciona com alguns dos conhecimentos presentes em Administração, Gestão Financeira e técnicas avançadas típicas da Engenharia. Por agregar um conhecimento bastante estratégico para as empresas, possui um bom espaço no mercado.

Matemática

A graduação de licenciatura em Matemática é um dos principais exemplos de carreira em exatas que podemos dar. Durante os primeiros semestres, o aluno deste curso tem contato com matérias introdutórias de Cálculo e Álgebra, além de algumas disciplinas de Pedagogia.

Nos semestres restantes, o aluno aprofunda seus conhecimentos em Matemática e conclui os estudos nas matérias relacionadas ao ofício de lecionar. Após concluir a licenciatura em Matemática, estará apto(a) a exercer atividades docentes nos Ensinos Fundamental e Médio.

Por que escolher a carreira em exatas

Certamente, uma das maiores vantagens da carreira em exatas é a melhor remuneração, já que boa parte dos cursos são primordiais para o funcionamento de muitos negócios.

Além disso, a área oferece também a possibilidade de atuação em cargos públicos, possibilitando uma vida financeira estável ao profissional que optar por esse caminho.

Para ver mais possibilidades de cursos, acesse o site da Fatenp e descubra qual é o mais indicado para você.