Carreira na área de contábeis: 10 possibilidades de atuação para você

Tempo de leitura: 8 minutos

Conhecer a carreira na área de contábeis, antes de optar por qual faculdade fazer, pode ser de grande importância para melhor escolher a sua profissão. As oportunidades nesse campo do conhecimento não são poucas.

Além de tudo há um mercado sempre favorável para a carreira na área de contábeis. Devido ao fato de que esse profissional é indispensável em boa parte das empresas, instituições públicas e até mesmo profissionais autônomos necessitam de um contador.

Por isso, se você pensa em fazer Ciências Contábeis, mas ainda não tem certeza se é isso mesmo que quer fazer, saiba que esse curso pode ser o passaporte para uma carreira bastante promissora.

Confira agora mesmo alguns pontos importantes que o ajudarão a ter maior clareza sobre isso.

Por que seguir a carreira na área de contábeis?

A carreira em contábeis vai muito além de qualquer crise financeira ou momento turbulento que o país possa atravessar. Pelo fato de ser um conhecimento fundamental em empresas de diversos portes que precisam realizar a gestão e aferição de suas finanças, o profissional de contábeis não enfrenta dificuldades para encontrar espaço no mercado.

Vale lembrar também que hoje há um número crescente de profissionais autônomos — muitos atuando como Microempreendedor Individual (MEI) — que podem precisar do profissional contábil na organização de suas finanças, mesmo que não haja a obrigatoriedade de declarar seus dividendos.

10 possibilidades para a carreira na área de contábeis

Até o momento, deixamos claro que o campo de atuação para o profissional contábil é promissor e vasto. Mas ainda não apresentamos quais as reais possibilidades para quem escolhe seguir carreira na área de contábeis.

Vamos conferir agora quais são principais cargos, formas de trabalho e até mesmo oportunidades no exterior para quem opta por essa profissão. Se você não tem medo de pensar grande e busca crescimento profissional, continue lendo e descubra!

1. Contabilidade Fiscal e Societária

Esta é a forma de atuação mais generalista e justamente a mais comum entre profissionais contábeis. Se caracteriza pela execução de funções diversas, tais como:

  • Constituição e registro de empresas;
  • Cálculos tributários;
  • Controle da folha de pagamento;
  • Cálculo de encargos trabalhistas;
  • Análise e projeção financeira.

Vale ressaltar que a atividade de análise e projeção financeira costuma ser oferecida de maneira especializada por profissionais ou escritórios de contabilidade que se dedicam exclusivamente a esse ramo.

Inclusive, com a diversidade de serviços ofertada hoje, é comum encontrar cada vez mais especialistas em diversos ramos na área de contábeis. Esse fator também contribui para que haja mais oportunidades de trabalho e até mesmo a oferta de serviços melhores.

Considerando que um mesmo profissional não precisa mais executar tantas tarefas diferentes, como era normal acontecer há algumas décadas. Isso também traz maior valor à profissão, gerando um ambiente de trabalho mais favorável a boas práticas profissionais.

2. Contabilidade Pública

Neste ramo, o objetivo é mais realizar a gestão e aferição das finanças por meio da prestação de contas do que necessariamente trabalhar pelo lucro da instituição. Já que se trata de uma entidade pública que tem por objetivo final o bem da sociedade.

Inclusive, atividades como essas contribuem para maior transparência nos gastos públicos. Tanto é que os profissionais contábeis que trabalham com essa função só podem ser contratados por meio de processos seletivos ou de cargos em comissão.

Outro fator importante que contribui para maior espaço no mercado para quem quer seguir carreira na área de contábeis é a existência da Lei de Responsabilidade Fiscal. A obrigação dos órgãos públicos em serem transparentes na prestação de contas têm aberto um bom número de vagas nesse ramo específico.

3. Auditoria contábil

O auditor contábil tem a importante missão de averiguar fraudes e demais irregularidades em processos financeiros. Para atuar nessa área, é preciso ser formado em Ciências Contábeis e estar credenciado junto ao Conselho Regional de Contabilidade (CRC).

Pode tanto ser chamado a atuar em empresas que suspeitam de ações fraudulentas em suas finanças quanto atuar em cargos públicos por meio de concursos. No caso das instituições privadas, ele pode ser convocado pela diretoria, sócios ou mesmo acionistas, a fim de apresentar soluções caso seja atestada alguma irregularidade.

4. Perícia contábil

As funções do perito contábil apresentam algumas similaridades com as do auditor, pelo fato de que ambos trabalham pela regularização da contabilidade de empresas e instituições de uma forma geral.

Porém, no caso do perito, ele é convocado para levantar provas e produzir laudos científicos que comprovem a real situação do investigado. Geralmente, ele aparece depois que a auditoria já foi feita ou conjuntamente, a fim de agilizar o processo. Também possui carreira pública com bons salários e possibilidade de ascensão.

5. Consultoria

O consultor contábil guarda a peculiaridade de mostrar o caminho ao cliente, mas não necessariamente executar as tarefas. Além disso, pode trabalhar por meio de palestras e treinamentos, sendo um ramo bastante diferenciado dentro da profissão. Seu trabalho pode acontecer tanto de maneira autônoma quanto dentro de uma empresa.

6. Docência

Outro caminho que pode trazer estabilidade e ascensão ao profissional com carreira na área de contábeis é atuar como professor universitário ou de cursos técnicos na área.

Para isso, é necessário tornar-se mestre e, posteriormente, doutor e pós-doutor. Os salários costumam ser atrativos e há a vantagem de atuar também em instituições de EaD (Ensino à Distância), bem como desenvolver pesquisas na área.

7. Carreira internacional

Obviamente que cada país tem a sua própria regra sobre entrada de imigrantes e trabalhadores vindos de outras partes do mundo. Porém, saiba que o profissional contábil é muito recebido em diversas localidades, podendo até mesmo assumir cargos públicos.

O próprio Conselho Federal de Contabilidade (CFC) dispõe de um guia em PDF, explicitando as principais questões necessárias para se trabalhar nos Estados Unidos. Não há desculpa para não se preparar e tentar, não é mesmo?

8. Docência no exterior

Outra forma de conquistar uma carreira na área de contábeis de forma internacional é se dedicando à carreira acadêmica direcionada para o exterior. Você pode fazer isso a partir de uma pós-graduação, sobretudo nas modalidades de mestrado e doutorado.

Existem oportunidades de bolsas de estudo que propiciam sua estadia em terras estrangeiras. Depois de formado nesses níveis superiores de educação, você poderá ter portas abertas em diversas partes do mundo.

Vale lembrar que o caminho acadêmico costuma ser mais longo do que o voltado para o mercado. Todavia, as recompensas valem a pena para quem se dedica e persiste até o fim. Pense nisso.

9. Abrir o próprio escritório

Sempre existe a possibilidade de você abrir o seu próprio escritório de contabilidade e atender a um número variado de clientes. Como o mercado é geralmente favorável às mais diversas formas de atuação na área contábil, você pode se unir com colegas de trabalho e iniciar essa empreitada.

Empresas precisando do serviço de contabilidade é o que não falta, ainda que um estudo do mercado e da praça que serão atendidos seja essencial antes de lançar um negócio, seja ele qual for. Todavia, as chances de prosperar são boas, dada a conjuntura do mercado contábil.

10. Trabalhar como autônomo

Outra possibilidade interessante é trabalhar como autônomo, sobretudo para quem ainda não tem condições de investir em um consultório próprio ou ainda não encontrou emprego na área.

A grande vantagem disso é que você poderá organizar o seu próprio horário e a forma de atender aos clientes. Se for disciplinado, sobrará tempo ainda para estudar e continuar se aprimorando profissionalmente.

Quem sabe no futuro você possa atuar no meio acadêmico, construindo uma carreira como professor. Nada impede que você atue assim temporariamente e depois cresça ainda mais com sua carreira na área de contábeis.

Conclusão

Bom, a essa altura você já deve ter entendido que a área de contábeis é excelente para quem quer uma carreira promissora, certo?

E ingressar em uma boa universidade faz toda a diferença. Se você pensa em realmente seguir carreira na área de contábeis, não subestime a importância disso. Você verá que toda a dedicação valerá a pena.

Conheça a graduação em Ciências Contábeis da Fatenp.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *