O que você precisa saber sobre uma carreira na área jurídica

Tempo de leitura: 3 minutos

Se você vem pesquisando sobre profissões e tem se interessado em estudar Direito, precisa conferir este artigo! Entenda o que precisa sobre como construir uma carreira na área jurídica.

O Direito oferece variadas possibilidades de atuação nos mais diferentes campos profissionais. É de suma importância conhecer melhor todas essas possibilidades, construindo um bom entendimento sobre essa área. Afinal de contas, queremos auxiliá-lo a escolher sua carreira de forma consciente.

Como funciona a carreira na área jurídica

Conforme adiantamos na introdução, a área jurídica é bastante ampla e diversa. São vários os ramos de atuação e o sucesso dependerá de uma série de fatores, que passam tanto por questões sociais, políticas e econômicas quanto pelo próprio empenho do profissional e das estratégias que utiliza para se colocar no mercado.

Porém, é preciso entender antes quais as principais características da área e saber quais qualidades um bom estudante e/ou profissional de Direito reúne. Abaixo, separamos alguns dos principais pontos. Confira!

#1. Graduar-se em Direito exige muita leitura

Para quem não gosta de ler, ingressar em um curso de Direito exigirá mudança de hábitos. O mais comum nessa graduação é justamente a leitura de diversos livros, não só os específicos da área mas também obras de filosofia e sociologia, por exemplo.

É normal o estudante ter que passar horas do dia lendo, conhecendo leis e entendendo como elas foram formadas. Certamente, é um curso que exige muita dedicação e disciplina.

#2. A formação é contínua para carreira na área jurídica

Mesmo depois de graduado, as leituras, a dedicação e a busca por conhecimento não param. Você terá que ler inúmeros processos diariamente, atender os casos dos clientes e buscar entender sobre os mais diversos ramos de atuação, como o agronegócio, o biodireito, entre outros.

Mesmo depois de passar anos a fio estudando leis, também é normal ter que voltar a algumas delas. Afinal, elas são muitas e cada uma com sua especificidade. Ou seja, não existe lugar para preguiça de estudar.

LEIA TAMBÉM: Qual carreira seguir? 7 fatores que vão ajudá-lo a escolher

#3. É comum trabalhar em diversos lugares

Profissionais de direito podem estar em diversos lugares atendendo clientes e acompanhando casos de perto. Tais como:

  • Residências de clientes;
  • Tribunais;
  • Escritórios de advocacia;

#4. Existem muitas especialidades jurídicas

Um profissional de Direito pode ser um juiz, advogado, promotor, procurador, entre outras funções. Cada um desses ramos de atuação tem ainda o seu nicho, como a área trabalhista, ambiental, etc.

O Direito é uma área muito vasta. Quanto antes o estudante conseguir definir seu caminho, mais tempo terá para se preparar e se tornar um destaque daquela área no futuro.

#5. É necessário fazer provas para atuar profissionalmente

Mesmo depois de formado, você vai precisar estudar para as provas da Ordem dos Advogados (OAB) para atuar como advogado e em concursos públicos caso queira exercer alguma função no setor.

Novamente, tudo isso exige muito estudo e dedicação. Porém, é importante também lembrar que a área de Direito é concorrida justamente pelos bons salários e boas condições de trabalho que oferece. O esforço pode ser muito bem recompensado.

Gostou desse artigo? Assine nossa newsletter e tenha mais dicas como essa direto em seu email!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *