Como saber se a área de saúde é a certa para mim?

Uma das grandes vantagens da área de saúde é que, independentemente da situação econômica do país, a carreira continua a ter boa demanda. Afinal, não é possível viver em uma sociedade sem a presença dos profissionais desse campo.

Nesse sentido, nos últimos anos algumas profissões da área da saúde cresceram bastante. Entre elas podemos destacar:

• Cirurgião médico;
  • Psicólogo;
  • Profissional de Educação Física;
  • Biomédico;
  • Dentista;
  • Fisioterapeuta;

Existe uma razão para o crescimento dessas áreas, que tem a ver com o contexto social e cultural de nosso país.

Muita gente não sabe, mas só perdemos em números de cirurgia plástica para os Estados Unidos. E a preocupação estética e com a saúde está cada vez mais presente em nosso país.

Isso gera impacto positivo em áreas da saúde como educação física, biomedicina e até mesmo odontologia. Além disso, podemos destacar a média salarial de um cirurgião médico, que gira em torno de R$18.000, sendo clara a sua valorização.

Outro aspecto que é de cunho social e tem aberto diversas portas para os profissionais de saúde é o maior tempo de vida da população brasileira. Até 2060, seremos 19 milhões de idosos no país, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Este fator amplia o campo de atuação para áreas como Medicina, Fisioterapia, Psicologia, Enfermagem e até mesmo Educação Física.

Além disso, existe uma tendência mundial pela busca de maior qualidade de vida em todas as idades. E soma-se a isso o acompanhamento de pessoas com mais idade, que é cada vez mais comum, seja pelo atendimento particular em casa ou em centros especializados.

LEIA TAMBÉM: Guia da carreira em saúde: na área de saúde: perfil do estudante e detalhes da profissão

Área de saúde é a certa para mim?

Você já deve ter percebido que a área de saúde oferece boas opções de atuação e possibilidades de crescimento bastante atrativas. Porém, nem tudo são flores. É preciso se dedicar bastante e ter o perfil, buscando desenvolver as características que são intrínsecas ao cotidiano de quem trabalha com saúde.

Saiba que alguns cursos da área têm uma duração maior que outras graduações. Medicina, por exemplo, leva de 6 a 8 anos para ser concluído. Só esse tempo maior para graduar-se já faz com que apenas os mais interessados permaneçam até o fim da faculdade.

Afinal de contas, se o objetivo for apenas status e dinheiro, dificilmente se consegue ficar por tanto tempo estudando e se dedicando a algo que não é realmente o que se quer fazer na vida.

Vale lembrar que todas essas faculdades são bastante concorridas e o mercado de trabalho não é diferente. Se existem muitas possibilidades de atuação, existem também bons profissionais buscando espaço e trabalhando em diversos locais. Nesse contexto se torna essencial a dedicação e o prazer por aquilo que se faz e se estuda.

Para finalizar, é importante ter a consciência de que, mesmo depois de formado, com uma rotina atribulada e pouco tempo livre, continuará sendo necessária a constante atualização de conhecimentos e participação em cursos e seminários.

É importante compreender estas exigências de antemão para não se frustrar ou sentir que se está sobrecarregado.