Conheça os principais cursos da área de saúde

Vamos conferir quais são os principais cursos da área de saúde e como você pode descobrir se essa é a carreira certa para seu perfil.

Medicina

Esse é um dos cursos da área da saúde mais conhecidos, com certeza. Mas já sabemos que a concorrência é bastante alta, seja em faculdades particulares ou públicas. O médico é profissional que investiga a natureza e as causas das doenças humanas, procurando sua cura e prevenção.

O perfil é de um aluno curioso, interessado na área de ciências da natureza (biologia), com muita disposição para estudar, dedicado e que sabe se relacionar com as pessoas.

Educação Física

A Educação Física é outra área beneficiada pelo cuidado com a saúde e com a estética. Em qualquer bairro das grandes e médias cidades brasileiras, seja de alto padrão ou mais simples, é possível encontrar academias de ginástica.

Além do mais, as prefeituras têm investido em programas de promoção da saúde e instalação de equipamentos para exercícios físicos em locais públicos, o que ajuda a promover a qualidade de vida das populações urbanas. Tudo isso ajuda a aquecer o mercado para os profissionais de Educação Física.

Fisioterapia

Nos últimos anos a Fisioterapia apresentou um crescimento expressivo no seu campo de atuação e na valorização profissional. Esse profissional é responsável por promover a saúde com técnicas e exercícios para prevenir e tratar doenças e lesões.

Além disso, também trabalha na orientação e reabilitação de pessoas a partir de procedimentos específicos. Saiba mais sobre esse curso aqui.

Farmácia

O farmacêutico estuda a composição de medicamentos, cosméticos e alimentos industrializados, além de orientar seu processo de fabricação.

Também pesquisa e testa substâncias que entram na composição de remédios, cosméticos, alimentos e produtos de higiene pessoal. Registra drogas, distribui e comercializa os produtos e verifica se as normas sanitárias estão sendo cumpridas.

Quer saber mais sobre essa profissão? Acesse e descubra como é o curso de Farmácia da Fatenp.

Biomedicina

O campo da Biomedicina, com mais de 30 áreas de atuação reconhecidas pelo Conselho Federal de Biomedicina (CFBM), também tem se revelado promissor. Trabalhando com alta tecnologia no setor de pesquisas genéticas, a Biomedicina é considerada uma das profissões do futuro.

Além disso, no cotidiano dos hospitais e centros de saúde, é comum a presença de um biomédico atuando em análises clínicas. Logo, existem oportunidades tanto em ramos mais sofisticados como nos mais tradicionais da área de saúde.

Outro local de trabalho que demanda esse profissional são os estabelecimentos de estética, onde ele faz recomendações seguras sobre procedimentos diversos, garantindo a saúde dos pacientes.

Com toda essa diversidade e amplitude em suas formas de atuação, o salário do biomédico cresceu mais de 10% em 2015. Além disso, o número de admissões aumentou em 19% no mesmo ano. Os dados são do Conselho Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

Psicologia

Outro curso também promissor na área de saúde, que dura até 5 anos para ser concluído, é Psicologia. O contato constante e direto com pessoas e temas relacionados ao bem-estar humano também exige que só aqueles estudantes realmente interessados permaneçam até o final.

As possibilidades de atuação depois de formado são várias. Desde empresas na área de recrutamento e recursos humanos a hospitais, clínicas e postos de saúde. Todavia, é preciso realmente gostar de interagir e entender o outro, pois de outra forma não terá sucesso na profissão.

Odontologia

A faculdade de Odontologia é outra que também leva 5 anos para ser concluída. Os conhecimentos específicos em bioquímica, anatomia, estomatologia (conhecimentos das doenças dos dentes e boca e as formas de tratá-las) e imunologia, só para citar alguns exemplos, também exigem do universitário real interesse.

Somente assim ele será capaz de dar o seu melhor até o fim do curso. Após formado, essa área também apresenta excelentes chances de crescimento, atuando tanto em clínicas quanto em consultórios próprios.

Quer saber mais sobre a carreira na área de saúde? Então acesse nosso artigo sobre esse assunto!