Guia da carreira na área de saúde: perfil do estudante e detalhes da profissão

Aprenda com o nosso guia da carreira na área de saúde qual é o perfil do estudante e como funciona um curso da área da saúde.

Carreira na área da saúde

Entender as oportunidades e desafios na área de saúde é essencial para quem quer se formar nesse campo de atuação. Por ser um conhecimento indispensável para o bem-estar humano, há boas chances profissionais disponíveis.

O profissional da área de saúde é requisitado nas mais diversas situações. Nos últimos anos, algumas profissões nessa área têm crescido bastante, contando com bons salários e até mesmo vagas ociosas em diversas cidades no interior do país.

Quem gosta de estudar e tem paixão pelo cuidado com pessoas pode se dar muito bem com uma carreira na área da saúde. Utilizando dessa aptidão para se dedicar e se destacar na profissão. Saiba mais sobre essa área!

Como funciona um curso na área de saúde?

Tenha em mente que a área de saúde é muito vasta, indo de cursos como Medicina a Psicologia ou Odontologia, por exemplo. Por isso, neste tópico vamos apenas lhe dar uma ideia geral de como funciona a grade curricular em uma faculdade para se ter uma carreira na área da saúde.

Obviamente, matérias como biologia, fisiologia (estudo do funcionamento do corpo), patologia (estudo de doenças) e anatomia costumam ser comuns à boa parte dos cursos na área de saúde.

Em faculdades com uma formação mais ampla, como no caso da Psicologia — que não deixa de ser um campo das Ciências Humanas —, você também estuda antropologia e outras matérias mais ligadas a área de humanas dentro da grade curricular do curso.

O motivo disso é que o profissional da saúde deve ter um entendimento completo do paciente, para além dos sintomas simplesmente, entendendo o seu contexto social e as condições em que vive.

Por isso, é importante lembrar que nenhum curso na área de saúde será exclusivamente voltado às matérias biológicas, pois o bom profissional deve também ter sensibilidade para lidar com as pessoas nos seus mais diferentes âmbitos (emocional, cultural, etc).

Qual o perfil do estudante da área de saúde?

O perfil do estudante da área de saúde certamente está ligado a alguém que se interessa pelo cuidado com as pessoas. Isso é essencial no momento de atender, diagnosticar e tratar quaisquer doenças ou limitações que o paciente possa vir a sofrer.

Geralmente, descreve-se esse estudante como uma pessoa disposta a estudar bastante e trabalhar várias horas por dia em locais como hospitais, clínicas, consultórios, centros de saúde, entre outros locais, onde serão feitos plantões e atendimentos à situações de emergência.

Mas para além desses ambientes de trabalho, há cada vez mais oportunidades de trabalho para profissionais que querem seguir carreira na área da saúde e em diferentes locais também.

Trabalhar na área de saúde implica cuidar do outro. Por isso, algumas ramos como psicologia, enfermagem e odontologia, que exigem contato direto com o paciente, servem para aquelas pessoas que gostam de interagir e não se importam de estarem constantemente atendendo os pacientes.

Já outras especialidades, como Administração Hospitalar ou aquelas focadas apenas no diagnóstico — como acontece em alguns ramos da Biomedicina — não exigem interação frequente com o paciente.

Uma das grandes vantagens da área de saúde é justamente a variedade e amplitude de opções que oferece em seus cursos.

Para a maioria dos casos, o estudante desse campo do conhecimento deve contar com as seguintes características:

• Interesse por questões sociais a fim de ter a sensibilidade necessária para atender pessoas de diferentes perfis socioeconômicos;
  • Equilíbrio emocional para lidar com situações de estresse e constante pressão, como nos casos emergenciais;
  • Facilidade de comunicação para lidar com profissionais de outras áreas da saúde e pacientes;
  • Interesse em cuidar do bem-estar dos outros;

Como se pode ver, a área da saúde exige muito de quem opta por esse caminho. Porém, a satisfação em ajudar pode compensar todos esses desafios. Para quem gosta, essa área é encarada como uma verdadeira missão.

Gostou desse conteúdo? Aproveita para deixar seu comentário aqui. Além disso, no nosso próximo artigo você confere quais são os principais cursos da área da saúde.