Jogos Digitais: conheça o mercado de trabalho e perfil profissional dessa área

Tempo de leitura: 3 minutos

O segmento de Jogos Digitais está em constante expansão. Se você tem vontade de trabalhar nessa área faz muita diferença optar por uma faculdade alinhada com as necessidades e as exigências do mercado.

Conheça agora qual é o perfil profissional, quais são as áreas de atuação e como se encontra o mercado de trabalho da área de Jogos Digitais.

Perfil profissional

O tecnólogo em Jogos Digitais atua no segmento de entretenimento digital, desenvolvendo produtos tais como: jogos educativos, de aventura, de ação, de simulação 2D e 3D entre outros gêneros.

Lida com plataformas e ferramentas para a criação de jogos digitais e trabalha no desenvolvimento e gestão de projetos de sistemas de entretenimento digital interativo, em rede ou isoladamente, de roteiros e modelagem de personagens virtuais e na interação com bancos de dados.

Mercado de trabalho em ascensão

O Brasil é o 4° maior consumidor de jogos eletrônicos no mundo. No mercado de games, o país é o maior na América Latina, e no ranking mundial está em 11° lugar, de acordo com dados do Data Center de 2016.

De acordo com a Associação Brasileira de Desenvolvedores de Games (Abragames), mais de 60 milhões de brasileiros se divertem com os jogos online e eletrônicos. Uma das explicações para o elevado número de pessoas é a popularização dos smartphones e tablets, que permitem o acesso aos games de qualquer lugar em que o jogador estiver.

Segundo a Abragames, um levantamento feito pela NewZoo, uma das principais condutoras de pesquisas sobre a indústria dos games no mundo, mostra que em 2016 o setor faturou US$ 1,6 bilhão no Brasil, um aumento de 25% em relação a 2014, quando o mercado brasileiro de jogos digitais movimentou US$ 1,28 bilhão.

O mercado de games no Brasil está em constante expansão e necessita de profissionais qualificados para acompanhar o ritmo de crescimento e impulsionar o país na produção de jogos.

O tecnólogo em Jogos Digitais é um curso que visa suprir a demanda do mercado e a formação na área possibilita maior qualificação para aqueles que pretendem trabalhar com desenvolvimento de jogos digitais.

Atuação profissional do formado em Jogos Digitais

O cenário de atuação para profissionais formados em Jogos Digitais está em constante expansão e tem sempre novidades surgindo. Pode atuar como autônomo, em empresas produtoras de jogos digitais, canais de comunicação via web, produtoras de websites, agências de publicidade e veículos de comunicação, entre outras inúmeras possibilidades.

A formação tecnológica em Jogos Digitais também permite a atuação em diferentes áreas e funções, como por exemplo: programador, produtor de jogos, produtor multimídia, game designer e roteirista de games.

Além do desenvolvimento de produtos e/ou jogos para entretenimento, outro nicho em expressivo crescimento é a produção dos chamados jogos sérios.

Esse tipo engloba jogos publicitários para divulgação de produtos, educativos, games que fazem treinamento de funcionários em empresas, para ensinar conteúdos e simuladores, entre outros tipos de produção.

Quer saber mais sobre o que a carreira de Jogos Digitais pode proporcionar para você, baixe gratuitamente nosso ebook exclusivo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *