Qual carreira seguir? 7 fatores que vão ajudá-lo a escolher

Durante a juventude, é normal ter afinidade com várias atividades e se imaginar seguindo diversas profissões. Esse é um dos grandes motivos pelo qual escolher uma carreira é tão difícil.

Nessa hora algumas pessoas ficam indecisas com medo de se arrepender depois, já outras iniciam um curso sem nem pensar no amanhã. A verdade é que essa escolha deve ser feita com cautela, porque será decisiva para seu futuro.

Por essa razão, listamos os 7 principais fatores que você deve considerar ao escolher a profissão que vai seguir. Confira:

1. Habilidades pessoais

Reflita sobre como suas habilidades são aplicadas no cotidiano e veja o que as pessoas com essas habilidades fazem profissionalmente. Por exemplo, alguém com facilidade em lidar com matemática pode trabalhar na área de Ciências Contábeis.

Alguns testes vocacionais se baseiam na teoria das múltiplas inteligências — do psicólogo americano Howard Gardner. Esses testes ajudam a descobrir em quais áreas cognitivas você tem mais habilidade.

Segundo Gardner, os tipos de inteligência são:

• Lógica-matemática;
  • Verbal-linguística;
  • Musical-rítmica;
  • Visual-espacial;
  • Corporal-cinestésica;
  • Intrapessoal;
  • Interpessoal;
  • Naturalista;
  • Existencial.

2. Afinidade e preferências

As disciplinas com as quais você teve afinidade no ensino médio podem indicar as atividades que gostará de fazer no trabalho. Seja na área de humanas, exatas ou biológicas, considere suas preferências e elimine aquilo em que não terá prazer em estudar e trabalhar.

Ouça também as opiniões da família e amigos sobre suas qualidades, a fim de se conhecer melhor. A profissão escolhida precisa estar de acordo com seus valores. Portanto, o autoconhecimento é fundamental nesse processo.

3. Mercado de trabalho

Pesquise sobre o mercado de trabalho e veja quais profissões combinam com suas habilidades e preferências. Observe o mercado atual, analisando as profissões que estão em alta e as que estão em declínio. Dessa forma, você reduz o leque de opções, diminuindo os riscos de escolher errado e se aproximando da carreira ideal.

4. Cursos recomendados

Analise as características dos cursos recomendados para as profissões do seu interesse, como as disciplinas que serão estudadas e quais atividades o profissional dessa área pode exercer. Com isso, você terá certeza se os conteúdos vão ajudá-lo a desenvolver as habilidades necessárias e se estará disposto a enfrentar os desafios.

5. Possibilidade de atuação

Algumas carreiras permitem que você trabalhe em diversas modalidades. Nelas, você poderá atuar como profissional liberal ou por meio contrato formal. Também é possível ter um negócio próprio. Nesse caso, pense em como você pretende atuar e defina as profissões mais adequadas para esse objetivo.

Além disso, alguns cursos são mais abrangentes — como Direito e Medicina — e permitem que o profissional trabalhe em várias atividades. Portanto, estude também as oportunidades e decida se você quer atuar em um mercado mais amplo ou mais específico.

6. Retorno financeiro

Não basta ter afinidade, é preciso garantir que a profissão proporcionará o retorno financeiro que você deseja. Sendo assim, relacione suas habilidades e preferências às opções de carreira que proporcionarão estabilidade econômica e qualidade de vida.

7. Desafios da profissão

Por mais que algumas profissões pareçam mais fáceis do que outras, todas têm seus pontos de dificuldade. Por conta disso, converse com profissionais experientes e pesquise os desafios da carreira que você pretende seguir. Pense sobre os profissionais que você admira, que serviram de inspiração e descubra o que eles já enfrentaram.

Ademais, analise o ambiente de trabalho e as atividades exercidas para saber se você estará satisfeito com a profissão na prática. Isso evita que você crie falsas expectativas e se frustre com algo que não esperava na profissão.

Quer saber mais sobre como escolher a profissão certa para você? Baixe agora mesmo nosso ebook exclusivo e descubra!