Tudo sobre a carreira em humanas – o guia para escolher o melhor caminho para você

A carreira em humanas, como a própria nomenclatura da área sugere, dedica-se aos estudos do comportamento humano e suas diversas formas de organização social. Engloba Filosofia, Direito, História, Geografia, Jornalismo, Arquitetura e Urbanismo e tudo mais que tenha a ver com o entendimento do pensamento e das formas de vida humana.

Logo a seguir, vamos destrinchar em mais detalhes as características, o perfil do estudante, os principais cursos e por que escolher essa interessante área do conhecimento.

Características

De uma forma geral, ainda que haja variações de uma faculdade para a outra, os cursos na área de humanas exigem muita reflexão, leitura e pensamento crítico.

Diferentemente da área de exatas, onde existem fórmulas, números e dados objetivos, em humanas isso diverge, no sentido de que mesmo quando estamos lidando com estatísticas e informações objetivas é preciso interpretá-las, a fim de ter um entendimento maior do que se passa.

Um bom exemplo disso seria um jornalista averiguando as fontes de uma notícia ou um historiador desvendando algum fato do passado, que ainda não foi revelado ou devidamente interpretado. Até mesmo um advogado, quando está defendendo uma causa, também precisa fazer esse trabalho de checar as provas que têm e a melhor forma de argumentar sobre elas.

Perfil do estudante

Estudantes de humanas geralmente são pessoas que gostam de se relacionar, debater ideias e refletir sobre problemas sociais. Têm um perfil questionador e estão sempre acompanhando as mudanças do mundo e discutindo sobre elas.

Podem gostar de arte, música, política, história, cultura, psicologia e temas sociais. Mesmo quando tímidas, são pessoas que gostam de argumentar e debater ideias. É importante também que gostem de ler e tenham a mente aberta, já que as disciplinas apresentarão os mais diversos tipos de pensamento e formas de organização social ao estudante. Além disso, cursos como Direito são famosos por exigirem bastante leitura de seus alunos.

Principais cursos

A seguir vamos apresentar os principais cursos na área de humanas para que você tenha uma ideia melhor de como são e como funcionam suas grades curriculares.

Letras

A faculdade de Letras é dedicada aos estudos literários e de línguas, que formam professores, pesquisadores, editores de livros e revistas, revisores, tradutores e tantas outras funções mais. A formação pode ser tanto de bacharelado quanto licenciatura, sendo que o último é dedicado aos interessados em dar aulas.

História

O curso de História se dedica a estudar o passado e seu impacto sobre o presente, procurando também entender os mecanismos do desenvolvimento humano e os possíveis desdobramentos para o futuro.

Suas áreas correlatas são sociologia, filosofia, cultura e política. Forma professores, pesquisadores e profissionais que podem trabalhar em museus e instituições de cunho social e histórico. Assim como em Letras, oferece as formações de bacharelado e licenciatura.

Gestão de Recursos Humanos

Um curso diferenciado e ainda pouco conhecido é a faculdade de Gestão de Recursos Humanos, que também oferece uma formação bastante interessante e promissora.

Em um mercado de trabalho exigente e competitivo como o atual, as empresas têm demandado cada vez mais profissionais de Recursos Humanos que sejam eficientes em seus processos. Esse curso é voltado especificamente para essa área, abordando campos do conhecimento como Psicologia e Administração.

Por que escolher

A área de humanas oferece um vasto de campo de atuação para quem se identifica com os seus cursos e possibilidades profissionais. Uma de suas principais características é o dinamismo no dia a dia, com constante interação entre pessoas e acompanhamento de novas informações.