Pesquisa de Mercado
Decisões
tomadas dentro de uma empresa ou na criação de novos empreendimentos contêm certo grau
de incerteza, tanto no que diz respeito à informação na qual as decisões estão baseadas como no que diz
respeito às suas
consequências. A pesquisa mercadológica é uma ferramenta de orientação para estas decisões.
Isso significa que a pesquisa contribui para a redução das incertezas na prática
da gestão e influenciar as decisões estratégicas.
A aplicação da pesquisa de mercado coleta
dados primários obtidos junto ao público alvo da empresa – são informações precisas, com
alto grau de confiabilidade
e que revelam aos gestores o que seus clientes pensam sobre seus produtos, marcas, preços
praticados, serviços ofertados, etc...
A pesquisa é uma ferramenta essencial para
quem está pensando em abrir, expandir ou melhorar um negócio! A pesquisa é um recurso
vital que serve
para:
• Conhecer o perfil do cliente: Quem são os clientes, aonde
estão, qual o estilo de
vida, características comportamentais, hábitos de consumo, escolaridade, renda, o que esperam
do seu produto e quanto estão dispostos a desembolsar;
•
Perceber a estratégia dos concorrentes: Observar seus pontos fortes e fracos e fazer benchmarking;
• Analisar os fornecedores: Entender como funciona o sistema de
vendas e distribuição,
políticas de preços e cobrança; qualidade dos produtos e serviços;
• Dimensionar o mercado: Identificar o segmento de mercado mais lucrativo, detectar novas tendências, avaliar a performance de seus produtos e serviços, identificar a quantidade ou volume que o mercado é capaz de absorver e a que preços esses produtos poderão ser vendidos.